quinta-feira, 16 de abril de 2009

Alunos "enredados"...






PIREI nessas últimas duas semanas! Não deu nem tempo pra postar, e também estava esperando o resultado das conversações na Sec. de Educação, porque desta vez não foi só visitar a Secretaria, pedir apoio dos secretários, pegar algum documento confirmando participação , etc. Agora o trabalho começou pra valer! A Soraya, assessora da Secretária de Educação, Magali, agendou pra que eu fosse num monte de escolas, falar com as diretoras, professores e alunos. Lá fui eu, acompanhado pela Daniela, responsável pelos eventos da Secretaria, que me apresentou várias diretoras e coordenadores dos colégios municipais.


Sabia que o trabalho ia ter uma boa aceitação, já que a temática pode render vários desdobramentos, e não deu outra! Alguns ficaram tão empolgados que vão até incluir a REDE nas discussões em sala de aula durante o ano, para complementar o trabalho que já vem sendo desenvolvido com as crianças sobre Meio Ambiente e Arte. Daí que agora toda semana eu passo nas escolas, recolhendo as sacolas que as crianças trazem de casa -e mais de 6000 alunos já estão "enredados"... Levo para a MINHA casa e lá separamos por cores e tamanhos, descarta-se o que não serve, e já despacho pra reciclagem. Maior trabalheira e é uma sensação horrível ficar manuseando essa montanha de plásticos! Alguns vem com bilhetinhos das crianças pequenas, a Rochelle quase chorou quando encontrou, a gente fica imaginando o futuro delas no meio de tanta dioxina...


Fiz essa vinheta e também uma espécie de trailler (junto com Leo) para colocar nas tvs locais. Saiu uma matéria de capa muito legal no Diário de Teresópolis, - e olha que matéria sobre arte em jornal, normalmente, já é uma incógnita perigosa, numa cidade pequena, sem menor contato com Arte Contemporanêa, poderia sair, no mínimo exótica, mas saiu ótima. Arte Contemporânea por aqui é meio " à la Zeca Pagodinho: nunca vi nem comi, eu só ouço falar..."



Quase esqueço de contar que, nas conversas com os diretores, surgiu a idéia a participação de algumas bandas escolares,- tem até uma em que os instrumentos são feitos de material reciclado. Vamos ver se vai rolar um “happening”!