quarta-feira, 11 de março de 2009

Arte em trânsito: local/global







Em 2006, participei de um festival internacional de vídeoarte na Rússia, Outvideo'06, organizado pelo grupo Artpolitika, através de uma convocatória internacional. A intenção desse evento era passar vídeoarte em gigantescos telões de publicidade (outdoors eletrônicos), espalhados por toda a Rússia, com transmissão simultânea. Ao todo, foram 39 telões em 16 cidades: Moscow, Saint Petersburg, Volgograd, Voronezh, Irkutsk, Kaliningrad, Krasnodar, Perm, Rostov-on-Don, Riazan', Samara, Sochi, Ufa, Yaroslavl', Yekaterinburg e Surgut.

Neste concurso, uma equipe de curadores selecionou vinte artistas para o prêmio "video of the day". Ou seja, cada artista teve um dia exclusivo seu (24h) para exibir seu trabalho individualmente. Fico imaginando a complexidade e o custo de uma mostra como essa.

Como ainda não dispomos desses telões por aqui, resolvi tentar mostrar meu trabalho nesse suporte inusitado,e mesmo sabendo que concorreria com muita gente do mundo todo, mandei um vídeo que, felizmente, foi selecionado.

O vídeo mostra uma cena cotidiana de Teresópolis. Na ocasião, havia um ônibus de linha urbana circulando pela cidade com uma propaganda religiosa estampada na traseira (plotagem). Percebendo a universalidade da mensagem, resolvi me apropriar dessa situação para realizar o vídeo: Um enorme Jesus surge na tela branca , olhar ameaçador, com a enigmática frase "ficarei olhando até que me entendas". Aos poucos, a câmera se distancia e o espectador percebe que não se trata de um quadro convencional.



registro fotográfico:
Evgeny Belikov / cortesia: Arseny Sergeye (artpolitika)