domingo, 22 de fevereiro de 2009

tentando ser didático...



Sobre Arte Pública Contemporânea



O artista urbano contemporâneo assume, como uma de suas principais metas e responsabilidades, o envolvimento dos cidadãos com sua cidade, e a constante renovação de vínculos com o meio ambiente. Isto é particularmente importante quando a paisagem urbana encontra-se cheia de cicatrizes, degradada e sendo pouco a pouco inutilizada como espaço público genuíno. Neste compromisso, ele desloca sua arte do circuito artístico tradicional, que são as galerias, instituições e museus, para chegar às ruas, tornando-a assim mais acessível ao público comum. Para isso, utiliza-se de diversas práticas artísticas: intervenções, apropriações, performances, interferências e outras experimentações variadas. Ou seja, arte pública, atualmente, vai muito além da clássica imagem a ela associada, de monumentos escultóricos em praças públicas, estatuário, etc.

pra não passar em branco


Já ia me esquecendo de anunciar que o enredo da escola de samba Gaviões da Colina, da comunidade da Beira Linha, esse ano é: "Os Gaviões pousam sobre as águas com os olhos voltados para o momento da criação".
Very interesting...


Aproveito a oportunidade, para agradecer publicamente ao presidente da escola, André Duque e à toda comunidade, que me permitiram filmar os preparativos, desfile, e ensaio da bateria, cujo áudio, provávelmente, será utilizado na instalação da REDE.

Meu "momento Hélio Oiticica".